sexta-feira, 15 de outubro de 2010

UM DIA MUITO ESPECIAL PELA SUA ESSÊNCIA: DIA DO PROFESSOR

EDITORIAL


Manaus - Na minha segunda edição de um artigo para esse blog, abro espaço para manifestar meus mais sinceros agradecimentos e felicitações ao professor pela passagem do seu dia. Primeiramente porque eu tenho orgulho de ser um professor, ainda que hoje não a exerça plenamente, já que houve em certo momento da minha vida a necessidade de galgar novos degraus. Apesar da mudança, sinto-me honrado por ser um professor. Muito embora hoje eu seja um policial militar, nas ocasiões especial, eu sou chamado para ministrar instruções a grupos de alunos dos cursos de formação da Polícia Militar.
Hoje, 15, de outubro de 2010, quero destacar a beleza de ensinar e transformar a vida de muitos jovens através da educação, pois o professor mais que um mero professor é educador. Posso afirmar por causa do convívio que já tive. Foram oito anos de labuta, de esforço, de dedicação, de noites e finais de semanas consumindo parte do descanso a que fazia jus. Mas entendam, isso não é uma reclamação é uma realidade. E claro, paralelo a isso, e muito profundamente enalteço o brilho dos olhos, a felicidade, a satisfação de saber que você faz parte ou já fez parte da formação intelectual de crianças, adolescentes e adultos. Para falar a verdade, ensinar, educar, transformar pessoas é algo que não tem preço. A valoração é imensurável, ainda que o valor do trabalho, aquele realizado sem medida, com total dedicação, esmero, empenho e de corpo e alma ainda não tenha sido realmente valorizado como deve ser, considerando principalmente pelo que representa a educação para uma nação. Basta observarmos os grandes exemplos: Japão, Coréia, Estados Unidos e Chile.
De todo modo, o dia do professor deve ser especialmente lembrado, comemorado, valorizado. Se ainda não realizamos alguns sonhos com a valorização do professor por meio do Poder Público, demos fomentar no seio da sociedade, dos pais e dos alunos o compromisso que temos com o professor com um trabalho paralelo que contribua com a formação intelectual dos jovens.
Devemos todos nós relembrar o professor não só no dia 15 de outubro, mas em todas as fases do processo educativo, que vai desde a presença em uma reunião de pais, para contribuir com a formação dos nossos filhos, mas também até o momento de chegar a ele e afimar o quanto o trabalho dele é importante; o quanto na prática ele é fundamental para a vida das pessoas. Não importa a fase da formação, seja no ensino infantil, seja no fundamental, seja no secundário seja no ensino superior, a presença do professor é tudo. Basta você se lembrar daquele pseudoprofessor: quantas vezes você reclamou dele? Então...!! São exemplos como esse que nos faz dia-a-dia respeitar e valorizar o trabalho do professor, respeitar e valorizar o professor.
Para o professor, para o educador, para o norteador intelectual e formador de opiniões, trago um pequeno texto de autor desconhecido para homenageá-lo:


AO MESTRE , COM CARINHO!

Mestre,
É aquele que caminha com o tempo,
propondo paz, fazendo comunhão,
despertando sabedoria.

Mestre é aquele que estende a mão,
inicia o diálogo e encaminha
para a aventura da vida.


Não é o que ensina fórmulas, regras,
raciocínios, mas o que questiona
e desperta para a realidade.

Não é aquele que dá de seu saber,
mas aquele que faz germinar
o saber do discípulo.

Mestre é você, meu professor amigo
que me comprende, me estimula,
me comunica e me enriquece com
sua presença, seu saber e sua ternura.

Eu serei sempre um seu discípulo
na escola da vida.
Obrigado, professor!





Rubem Tadeu - Presidente da AFAMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Sua opinião é importante para nós. Obrigado por acessar nosso blog. Parabéns.