sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Encontro das Águas do Negro e Solimões é tombado pelo Iphan



MANAUS - O Encontro das Águas dos rios Negros e Solimões, fenômeno que forma o rio Amazonas, nas proximidades de Manaus foi tombado pelo Conselho Consultivo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) na tarde de hoje (4), no Rio.
Segundo a decisão, ficam protegidos os dez quilômetros contínuos do encontro das águas escuras do rio Negro e das barrentas do Solimões, além de trinta quilômetros quadrados em seu entorno.
A empresa Lajes Logística construía nas proximidades do "Encontro das Águas" o "Porto das Lajes". A obra está parada por falta de licenciamento ambiental do órgão estadual, desde junho do ano passado. Com a decisão do Iphan qualquer construção na área tombada deverá ser autorizada pelo Instituto. Também será necessário autorização por parte dos órgãos ambientais.
A área delimitada pelo tombamento abrange a Ilha de Xiborena, a comunidade Terra Nova, além dos bairros Mauazinho e Colônia Antonio Aleixo, o Lago do Aleixo e florestas localizadas nas proximidades.




Fonte: http://www.portalamazonia.com/



Postado por Rubem Tadeu - Presidente da AFAMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Sua opinião é importante para nós. Obrigado por acessar nosso blog. Parabéns.