terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Sobram mais de 600 vagas para lista de espera de candidatos do Sisu na Ufam

Segundo a Pró-reitoria de Ensino e Graduação da instituição , cerca de 80% dos convocados na lista de espera são do Amazonas.

MANAUS – A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) divulgou a lista com 655 vagas para o primeiro semestre de 2012 na 1ª chamada da lista de espera do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), nesta segunda-feira (13). Os estudantes selecionados devem fazer matrícula institucional para o primeiro semestre de 2012. A universidade convocou o triplo de candidatos em relação ao número de vagas existentes.

Segundo a titular em exercício da Pró-reitoria de Ensino e Graduação da instituição (Proeg), Claudia Maria Graça, em quase todos os cursos, alguns dos classificados são de outros estados. A dificuldade dos candidatos se estabalecerem em Manaus diminui a probabilidade de efetivar a matrícula e leva a maior oferta de vagas. Mesmo assim, a professora assegura que cerca de 80% dos aprovados nesta chamada são amazonenses. Para ela, a estatística favorece o ingresso de candidatos do Estado.

Nas duas primeiras chamadas do Sisu, mais de mil matrículas foram realizadas no SISU/2012 na Ufam. A lista de espera para os cursos das unidades acadêmicas do interior também está disponível no site da universidade. De acordo com a representante da Proeg, Prof.ª Rosana Parente, há a preocupação com o candidato amazonense. “Em 2010, cerca de 18% dos aprovados eram de outros estados. O número caiu para 13% no ano passado”, alegou a professora.

O Sistema de Seleção Unificada ofereceu um total de 2.722 vagas para instituições de ensino no Amazonas em 2012. As vagas foram distribuídas em cursos da Ufam e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam). As vagas também eram destinadas para polos localizados nas cidades de Benjamin Constant, Coari, Itacoatiara, Humaitá e Parintins. Na Ufam, cerca de 2,6 mil vagas fora oferecidas para os dois semestres letivos, distribuídas em 111 cursos, sendo 1,8 mil no interior.

Primeira chamada

Mais de 60% das vagas disponibilizadas pelo Sisu para a Ufam foram rejeitadas na primeira chamada do Sisu na instituição. Das 2,6 mil oportunidades, apenas 1.647 foram preenchidas. O curso de Pedagogia registrou o maior número de vagas rejeitadas, com 110 novas chances na segunda chamada. O curso de Ciências – Matemática e Física ficou em segundo lugar na lista de cursos rejeitados, com 66 vagas. Em seguida, aparecem os cursos de Administração (53), Educação Física (52) e Serviço Social (52).

Matrículas na Ufam

Os candidatos classificados na lista de espera do Sisu devem, no período de 8 a 13 de fevereiro, preencher o Cadastro Estudantil, disponível no Portal do Calouro. Os aprovados podem efetivar a matrícula institucional nos dias 14 e 15 de fevereiro. Os aprovados deverão comparecer ao Auditório Eulálio Chaves conforme o dia, horário e o curso informados no Anexo I do Edital de Matrícula Nº. 005/2012. O horário para a matrícula é de 8h às 9h30 e das 14h às 15h30. Não será permitida a entrada de candidatos após o fechamento dos portões.

Após o fechamento dos portões, será iniciada a distribuição de senhas por curso. Terminada a distribuição das senhas, será iniciado o processo de efetivação da matrícula institucional.

Fonte: www.portalamazonia.com

By Rubem Tadeu - Presidente da AFAMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Sua opinião é importante para nós. Obrigado por acessar nosso blog. Parabéns.