sexta-feira, 2 de março de 2012

ESTADO DO AMAZONAS USA SATÉLITES PARA LEVAR EDUCAÇÃO A COMUNIDADES RIBEIRINHAS

MANAUS - Na região Amazônica as distâncias são continentais. Comunidades de difícil acesso contam com ausência de transporte, comunicação e muitas vezes do poder público.

No interior do Amazonas, aproximadamente 34 mil estudantes de 2,4 mil pequenas comunidades rurais voltaram às aulas na última segunda-feira (27). Para resolver o problema da ausência de professores, eles são beneficiados pelo Centro de Mídias de Educação, um projeto coordenado e administrado pela Secretaria do Estado de Educação (Seduc).

O programa implantou novas abordagens de ensino, expandindo o número de classes e a quantidade de estudantes beneficiados.

Para este ano, o ensino fundamental será oferecido para adultos que não concluíram esse grau de escolaridade. A demanda subiu de 27 mil alunos, em 2011, para 34 mil, neste ano. As aulas são ministradas via teleconferência, dos estúdios de televisão localizados em Manaus e transmitidas diariamente por satélite.

O secretário de Estado de Educação, professor Gedeão Amorim, esteve nos estúdios do Centro de Mídias, no bairro do Japiim, zona centro-sul de Manaus. Ele interagiu via satélite com os estudantes e anunciou os projetos para este semestre. “Por determinação do governador, iniciamos o ano oferecendo também a Educação de Jovens e Adultos (EJA) por mediação tecnológica”, informou.

O coordenador do Centro de Mídias, professor José Augusto de Melo Neto, explicou que para garantir a ampliação do projeto neste ano de 2012, o governo do Estado adquiriu mais 232 novas antenas VSATs, totalizando 800, dos 1, 5 mil pontos da meta estabelecida pela gestão Omar Aziz para 2014. “Assim, iniciamos 2012 com 1.681 salas de aulas, abrangendo 2.400 comunidades rurais do Amazonas”, apontou.

Fonte: www.portalamazonia.com

BY Rubem Tadeu - Presidente da AFAMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Sua opinião é importante para nós. Obrigado por acessar nosso blog. Parabéns.