sábado, 14 de julho de 2012

NOVO COMPLEXO UNIVERSITÁRIO DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS TERÁ MAIS DE 13 MILHÕES DE METROS QUADRADOS



Maquete da cidade universitária. Foto: Chico Batata/ Agecom



MANAUS - Uma cidade universitária será construída no município de Iranduba, região metropolitana de Manaus. Inicialmente, complexo terá 13 milhões de metros quadrados de infraestrutura, com hotéis, parques temáticos, zoológicos, centros universitários e alojamento para 2 mil alunos. Esta etapa deverá ser concluída no primeiro semestre de 2014.
A maquete do empreendimento do complexo foi apresentado nessa quinta-feira, 12, pelo governador do Amazonas, Omar Aziz. O projeto prevê ainda um Hospital Universitário, Vila Olímpica, Vila Agrícola e um Centro Tecnológico, além de outros espaços destinados à iniciativa privada, definidos através de Plano Diretor para implantação de empreendimentos habitacionais, comerciais e de serviços.
Planejada para ser construída na margem direita do Rio Negro, a cidade universitária funcionará como um Campus da Universidade do Estado do Amazonas.
Segundo projeção do governo, serão investidos R$ 300 milhões para infraestrutura do complexo universitário.
Um Plano Diretor Urbano será desenvolvido para ordenar a ocupação para as diversas atividades. De acordo com o governador do Amazonas, o plano tem como premissa o respeito às condições geográficas, meteorológicas, topográficas, aliadas às questões sociais, econômicas e culturais do lugar. Serão preservados parques florestais, igarapés e margens do rio.

Maquete da cidade universitária. Foto: Chico Batata/ Agecom



Dentre os itens sustentáveis, destacam-se a gestão de resíduos sólidos, a eficiência energética e o reaproveitamento de água. Ao longo do principal igarapé que costa a cidade universitária será implantado um parque linear, de onde os visitante poderão contemplar a flora e a fauna amazônica por meio de passarelas suspensas.

EMPREGO E RENDA

A implantação de empreendimentos habitacionais na região - condomínios horizontal e vertical - comerciais e de serviços, desde o pequeno empreendimento a Shopping Center, Power Center e Business Center deve fomentar a geração de emprego e renda. Os recursos provenientes da venda dos espaços deverão se revestidos para a própria cidade universitária. O complexo também será um atrativo de turismo e lazer do Amazonas e contará com hotéis, zoológico e um parque temático. Na área cultura, serão construídos museus e teatros.

CONSOLIDAÇÃO DA UEA

Com os novos núcleos, a UEA passará a contar com 27 unidades em municípios localizados em pontos estratégicos do Estado, formando uma rede de atendimento com capacidade atingir todo o território amazonense. Desde que foi criada em 2002, mais de 50 mil alunos foram matriculados na universidade estadual, dos quais 26 mil foram graduados e cerca de 22,5 mil estão matriculados no momento. "Com a expansão, teremos maiores condições de ampliar o número de vagas e criar novos cursos para atender as demandas do mercado e principalmente as as necessidades das populações amazonenses", destaca Omar Aziz.


Fonte: www.portalamazonia.com

By Rubem Tadeu - Presidente da AFAMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Sua opinião é importante para nós. Obrigado por acessar nosso blog. Parabéns.