quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

EXPOSIÇÃO DO CORPO HUMANO EM MANAUS DESTACA DETALHES ESPECIAIS


As peças já passaram por 15 países – foto: Joel Rosa
Foto: Joel Rosa


MANAUS - Você já parou para pensar em como acontece o funcionamento interno do seu corpo e como os órgãos ficam após o uso constante de substâncias químicas? É com base nesse panorama que a exposição 'O Fantástico Corpo Humano' apresenta uma viagem por um universo composto por mais de 150 peças da anatomia, distribuídas em dez galerias. A mostra foi inaugurada na tarde da última segunda-feira, dia 18, no Manauara Shopping, em Manaus.
As peças já passaram por 15 países e exibem, de forma científica, o resultado consequente da falta de cuidados com a saúde. Além da demonstração dos órgãos, o público pode analisar 11 corpos de adultos.
Todos os materiais expostos passaram por um processo inovador chamado de plastinação. Nesse procedimento o cadáver é dissecado e submergido em acetona com a finalidade de extrair os líquidos corporais. Os tecidos humanos são conservados permanentemente com polímero de silicone, o que previne a desintegração por tempo indeterminado.
O coordenador da exposição no Brasil, Lúcio Oliveira, explica que os instrumentos utilizados fazem uma homenagem à vida. Para o organizador, o evento permite ao visitante o conhecimento sobre o próprio organismo, sem descartar a importância dos devidos cuidados para o seu bom funcionamento. "Tudo é 100% real e isso é impactante. São imagens que considero verdadeiras obras-primas. Aqui, os alunos têm material que dão subsídios a qualquer aula científica", comenta.
Para a curadora da mostra, Ruth de Carvalho, avaliar as peças do ponto de vista artístico foi um desafio e também algo de responsabilidade. Ruth comenta que o tratamento com o corpo humano exige o respeito com a memória da pessoa e ainda dos familiares. "É realmente inusitado. Iniciei a curadoria deste trabalho há dois anos e vejo a necessidade de ter consciência quanto àquela vida que deixou seus parentes", expressa.
Os órgãos expostos mostram doenças como a obesidade, o câncer de mama, de cólon, cirrose hepática, gravidez ectópica, artrite, fraturas ósseas e ainda os males causados pela ingestão excessiva de alimentos, bebidas alcoólicas e drogas. Tudo pode ser visualizado por meio de esqueletos, músculos, sistema respiratório, digestivo, nervoso, cardiovascular, circulatório, reprodutivo/urinário, cérebro e vida fetal.
De acordo com o superintendente do Manauara, Marcelo Zafolon, a atividade vem integrar o quadro de programações do projeto Manauara Cultura. Na opinião do administrador, o evento garante, além da aquisição de conhecimento, entretenimento e lazer. "Trazemos o assunto saúde para o nosso dia a dia. Aqui relembramos que devemos tratar nosso corpo da melhor forma", disse. A mostra permanece em Manaus pelos próximos 45 dias. "Esse prazo pode ser prolongado. "Isso é o público que vai dizer".


Fonte: www.emtempo.com.br

Por Rubem Tadeu - Presidente da AFAMA
rtcastroalves@bol.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Sua opinião é importante para nós. Obrigado por acessar nosso blog. Parabéns.