sábado, 27 de julho de 2013

NO SEXTO DIA NA JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE NO BRASIL, PAPA PEDE AOS JOVENS QUE SEJAM PROTAGONISTAS DA MUDANÇA


Papa Francisco sorri durante vigília na Praia de Copacabana, no RJ / Luca Zennaro/AFP



RIO DE JANEIRO - O Papa Francisco discursou na noite deste sábado, na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. Após ouvir testemunhas de jovens e a encenação da construção da Igreja, no palco montado para a Jornada Mundial da Juventude-JMJ, ele chamou os jovens para serem "os protagonistas da mudança", os "atletas de Cristo".
São Francisco de Assis é citado pelo pontífice no início de seu discurso. Ele utiliza o santo que homenageou ao escolher o mesmo nome para mostrar que Deus precisa dos jovens para dar sua contribuição para a vida da Igreja colocar-se a serviço, amando e cuidando a sua Casa.
"Ser discípulo significa sermos campo da fé de Deus. Pensei em três imagens para entender melhor o que significa ser um discípulo: o campo como lugar onde se planta a semente, o campo como lugar de treinamento e o campo como obra de construção", afirmou.
A primeira imagem, o Papa explicou, significa que "é preciso deixar a semente da palavra de Deus entrar na sua vida, para germinar, crescer". E ele perguntou: "Que tipo de terreno somos? Que tipo de terreno queremos ser?"
"Hoje, estou seguro que a semente pode cair em boa terra. Nos testemunhos vimos como caíram em boa terra. Deixe um cantinho de terra boa e veja como a semente germinará", disse ele aos três milhões de fiéis que lotaram a praia de Copacabana neste sábado.
O Santo Padre ainda fez um pedido: "Não sejam cristãos de faixada, com o nariz em pé, que nada fazem".

De acordo com os organizadores, cerca de 3 milhões de pessoas estavam na praia

TREINAMENTO


Na segunda imagem do campo, o Papa relaciona o treinamento ao exercício e ao esporte. "Jesus nos pede para que o sigamos, o futebol é paixão nacional", brincou.
E perguntou aos jovens: "o que faz o jogador? Tem que treinar, treinar muito. Jesus nos oferece algo maior que a Copa do Mundo. Nos oferece a possibilidade de uma vida feliz, um futuro com ele que não terá fim até a vida eterna".
"Treinar é falar com Jesus. Se cometer um erro, não tenha medo. Sempre falem com Jesus. Quando acontece algo bom ou quando acontece algo ruim", aconselha.

CONSTRUÇÃO


A construção de uma Igreja sólida é a terceira imagem que o Papa Francisco comenta. Segundo ele, um cristão que "sua a camisa não está nunca a sós". Foi neste momento em que o pontífice pediu para que os jovens fossem os protagonistas da história. "Construam um mundo melhor, de justiça, paz, fraternidade", pede.
O pontífice comenta, novamente, sobre as manifestações dos últimos tempos. "Seu coração jovem quer construir um mundo melhor. Eu sigo as notícias do mundo. E vejo que muitos jovens saíram às ruas para pedir por uma sociedade mais fraterna".
Por fim, o Santo Padre cita Madre Tereza de Calcutá: "E por onde começamos? Uma vez perguntaram para Madre Tereza e ela respondeu: comecemos por vocês e por mim".
"Vocês são os atletas de Cristo, os construtores de uma Igreja mais bela e um mundo melhor. Por onde começar? Repito as palavras de Madre Tereza: por vocês e por mim".

Fonte: www.band.com.br

Por Rubem Tadeu - Presidente da AFAMA
rtcastroalves@bol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Sua opinião é importante para nós. Obrigado por acessar nosso blog. Parabéns.