segunda-feira, 4 de novembro de 2013

INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS DA AMAZÔNIA LANÇA PROJETO PIONEIRO DE COMPUTAÇÃO EM NUVEM


Inpa [Novo projeto de armazenamento]



MANAUS - O Instituto de Pesquisas da Amazônia - INPA/MCTI e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa - RNP lançaram nesta segunda-feira, 4, o Projeto Piloto do Centro de Dados Compartilhados - CDC, que possibilitará armazenamento em nuvem para pesquisadores. O conceito (em inglês = cloud computing) refere-se à utilização de memórias de computadores e servidores compartilhados e interligados via internet, seguindo o princípio da computação em grade.
Com recursos dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação - MCTI e da Educação - MEC e apio da empresa chinesa Huawei, que doou parte dos equipamentos ao governo brasileiro, o CDC será um serviço de computação em nuvem para a comunidade de ensino e pesquisa brasileira, o que, segundo especialistas, confere mais segurança aos dados que circulam na internet. O evento contará com a presença do diretor de Serviços e Soluções da RNP, José Luiz Ribeiro Filho, e do Diretor do INPA, Adalberto Luis Val.
Para o Coordenador de Tecnologia da Informação - CTIN do INPA, Laurindo Campos, a estrutura atenderá também instituições parceiras da região Norte. "Teremos uma infraestrutura de armazenamento com uma super capacidade de processamento de dados, que se propõe ao uso coletivo. Isso faz parte de uma estratégia nacional", ressaltou.
A infraestrutura será instalada no Campus I do Instituto e contará com dois containers de sofisticado sistema (hardware e software) de energização, refrigeração, rede, monitoramento e armazenamento de dados. Os equipamentos foram doados pela empresa chinesa Huawei, que lidera o mercado de soluções de redes de telecomunicaçõs de última geração.


Fonte: www.acritica.com.br

Por Rubem Tadeu - Presidente da AFAMA
associacaodosatalaienses@bol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Sua opinião é importante para nós. Obrigado por acessar nosso blog. Parabéns.