sábado, 4 de janeiro de 2014

RESULTADO DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO 2014 JÁ PODE SER CONSULTADO





BRASÍLIA - O Ministério da Educação-MEC divulgou na noite desta sexta-feira, 3, o resultado da edição de 2013 do Exame Nacional do Ensino Médio-ENEM. As notas já podem ser consultadas no site do ENEM. Para ver o resultado, o candidato precisa inserir seu CPF ou número de inscrição, além da senha cadastrada no sistema. O site traz um link para recuperar a senha, caso o candidato tenha perdido.
O MEC havia prometido divulgar a nota do ENEM entre esta sexta-feira e o sábado, 4, o que levou muitos estudantes a passar o dia todo consultando o site do exame à espera dos resultados.
O ENEM  foi realizado nos dias 26 e 27 de outubro. Mais de 5 milhões de candidatos fizerem as provas em todo o país. Eles reponderam a questões de quatro áreas do conhecimento do Ensino Médio (Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Matemática e Linguagens) e fizeram uma redação, que teve como tema a Lei Seca.
Os candidatos poderão usar a nota do exame para concorrer a uma das 171.756 vagas da edição do primeiro semestre de 2014 do Sistema de Seleção Unificada-SISU oferecidas pelas 115 instituições de Ensino Superior participantes.
Por enquanto, o sistema está disponível apenas para consulta. Nele, o candidato pode pesquisar as vagas oferecidas pelas instituições. As inscrições terão início na próxima segunda-feira, 6, e vão até às 23h59 do dia 10 de janeiro. A nota do ENEM também serve para outros programas do governo federal, como o de cursos do ensino técnico - SISUTEC, de bolsas de estudos em universidades particulares-ProUni, financiamento estudantil-FiEs e intercâmbio no exterior-Ciências Sem Fronteiras.

SISU 2014

Nesta edição, a única nota válida no SISU é a do ENEM 2013, desde que o candidato não tenha tirado nota zero na prova de redação. Pelo menos 25% das vagas do sistema precisam ser reservadas, por lei, a alunos que fizeram todo o ensino médio em escolas públicas.
Ao acessar o sistema, os estudantes poderão chegar todas as vagas disponíveis para a seleção. Porém, cada estudante poderá se inscrever em duas opções de vagas. No ato da inscrição, será preciso escolher, em ordem de preferência das vagas, a instituição, o local de oferta, o curso e o turno em que ele é ministrado.
Entre segunda-feira, 6, e as 24h59 da próxima sexta-feira, 10, o estudante poderá trocar suas opções no sistema quantas vezes quiser, e também cancelar sua inscrição. Durante o período, o SISU informará a nota de corte de cada curso e turno, ou seja, a nota mínima para ser aprovado naquele curso, segundo o número total de inscritos e o número de vagas oferecidas. O SISU considera apenas as últimas opções cadastradas no momento do fechamento das inscrições.

CRONOGRAMA DO SISU 2014

6 de janeiro: início das inscrições
10 de janeiro (23h59): fim das inscrições
13 de janeiro: primeira chamada
17, 20 e 21 de janeiro: matrícula
27 de janeiro: segunda chamada
31 de janeiro, 3 e 4 de fevereiro: matrícula
27 de janeiro a 7 de fevereiro (23h59): prazo para a inscrição na lista de espera

Fonte: www.g1.com.br

Por Rubem Tadeu - Presidente da AFAMA
rtcastroalves@bol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Sua opinião é importante para nós. Obrigado por acessar nosso blog. Parabéns.