domingo, 22 de fevereiro de 2015

Veja os assuntos mais cobrados nos últimos concursos do Banco do Brasil


Agência do Banco do Brasil da Miguel Petroni, em São Carlos (Foto: Rodrigo Facundes/ EPTV)



SÃO PAULO - Levantamento da LFG listou os assuntos mais cobrados em 7 disciplinas e também o nível de importância de cada uma delas no concurso do Banco do Brasil para 2.599 vagas em cadastro de reserva para o cargo de escriturário.
O LFG Maps mapeou as provas dos últimos dois concursos do órgão - 2013 e 2014 - para chegar aos tópicos mais abordados pelas bancas organizadoras, Fundação Carlos Chagas - FCC e Cesgranrio, respectivamente. No atual concurso, a Cesgranrio é a organizadora.
O concurso registrou 535 mil inscritos para as vagas nos Estados do Acre, Amapá, Amazonas, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Santa Catarina e Sergipe. Os candidatos dever ter nível médio e o salário é de R$ 2.227,26. A prova será aplicada no dia 15 de março.
O tema de interpretação dos textos, significação contextual de palavras e expressões, da disciplina de Língua Portuguesa, foi o mais comum, com 14 questões.
A pesquisa apontou que a disciplina com maior nível de importância é a de conhecimentos bancários, com 30 questões. Em seguida aparecem Língua Portuguesa (26), Atendimento (22), Raciocínio Lógico (20), Informática (15) Cultura Organizacional (8) e Vendas (6).
"Em 2014, o Banco do Brasil realizou um gigantesco concurso em todo o país. Agora está realizando um concurso regionalizado, para complementar os quadros que não foram preenchidos. Portanto, espero uma prova menos complexa e com temas já cobrados em outras provas", afirma Marcos Souza de Oliveira, professor da Rede LFG e especialista em concursos do Banco do Brasil.
O levantamento não traz as questões mais comuns na disciplina de atualidades do mercado financeiro, por se tratar de um tema que muda de acordo com os acontecimentos, e de Língua Inglesa, que é uma novidade no edital.
De acordo com o edital, será eliminado o candidato que obtiver aproveitamento inferior a 55% do total da pontuação do conjunto das provas objetivas ou obtiver aproveitamento inferior a 45% do total da pontuação da prova objetiva de conhecimentos básicos ou obtiver aproveitamento inferior a 55% do total da pontuação da prova objetiva de conhecimentos específicos. Será eliminado, ainda, o candidato que obtiver nota 0 (zero) em qualquer uma das disciplinas de conhecimentos básicos e específicos. Ainda haverá prova de redação.
"O estudo de todas as disciplinas é fundamental, mas certamente, duas merecem uma maior atenção: Língua Portuguesa, devido a sua já conhecida complexidade e, Conhecimentos Bancários, que é a disciplina que tem maior importância nas provas do Banco do Brasil", completa Oliveira. 

VEJA ABAIXO OS TEMAS MAIS COBRADOS EM CADA DISCIPLINA:


1) Língua Portuguesa

O levantamento identificou 9 temas mais comuns nas últimas provas, com um total de 26 perguntas. Interpretação de textos - significação contextual de palavras e expressões foi abordado em 14 questões, representando 53,9% do total.
Em seguida aparecem: morfossintaxe (3 perguntas - 11,5%), pontuação (2 - 7,8%), reescritura de frase - redação (2 - 7,8%), pronome pessoal e regência (1 - 3,8%), coesão e coerência - pronomes (1 - 3,8%), flexão verbal (1 - 3,8%), período composto (1 - 3,8%) e grafia-acentuação (1 - 3,8%).

2) Raciocínio Lógico-Matemático

Foram 7 temas mais comuns na disciplina,, sendo que conjuntos numéricos foi o mais lembrado pelas bancas, com 8 questões (40%) do total. Completam a lista: porcentagem (4 questões - 20%), estatística (2 - 10%), matemática financeira - empréstimo (2 - 10%), matemática financeira - juros (2 - 10%), probabilidade (1 - 5%) e matemática financeira - taxa (1 - 10%).

3) Cultura Organizacional

Cinco temas foram os mais lembrados na disciplina, sendo o assunto de código de conduta da alta administração pública o mais comum, com três questões de 37,5% do total.
Em seguida estão: motivação (2 questões - 25%), cultura organizacional (1 - 12,5%), características da cultura organizacional (1 - 25%) e código de ética do Banco do Brasil (1 - 12,5%).

4) Técnicas de Venda

Foram identificados 6 temas mais comuns, mas nenhum deles se destacou. Todos tiveram apenas 1 questão, representando 16,66% do total.
Os assuntos mais cobrados foram: Código de Defesa do Consumidor - CDC, venda casada, processo de vendas - pré-abordagem, planejamento de vendas - potencial de mercado, motivação, custo para o cliente e imagem institucional.

5) Atendimento

A disciplina teve 13 temas mais comuns, sendo que o mais cobrado foi marketing de relacionamento, com 4 questões (18,1%). Apesar disso, houve equilíbrio na divisão de questões entre os assuntos mais cobrados. Completam a lista: ouvidoria (3 questões - 13,6%), necessidades e expectativas do cliente (2 - 9,2%), valor para o cliente (2 - 9,2%), produtos e serviços (1 - 4,5%), share of mind (1 - 4,5%), planejamento estratégico, tático e operacional (1- 4,5%), promoção de vendas - marketing integrado (1 - 4,5%), atendimento (1 - 4,5%), empatia (1 - 4,5%) e forças de PORTER (1 - 4,5%).

6) Domínio Produtivo da Informática

A disciplina teve 9 assuntos mais abordados, mas nenhum ganhou grande destaque e disparou no ranking. Em primeiro lugar ficou o tema de sistema operacional, com 3 perguntas - 20% do total. Em seguida estão: protocolos (2 questões - 13,3%), editor de textos (2 - 13,3%), segurança da informação (2 - 13,3%), planilhas eletrônicas (2 - 13,3%), hardware (1 - 6,7%), formato de arquivos (1 - 6,7%), redes sociais (1 - 6,7%) e correio eletrônico (1 - 6,7%).

7) Conhecimentos Bancários

Uma das disciplinas mais importantes do concurso, conhecimentos bancários teve 17 temas entre os mais cobrados. O tópico Banco Central do Brasil foi o mais lembrado, com 5 questões e 16,8% do total.
A lista completa é formada por: Conselho Monetário Nacional - CMN (3 questões - 10%), garantias (3 - 10%), Sistema Financeiro Nacional - SFN (2 - 6,7%), taxa SELIC (2 - 6,7%), crime de lavagem de dinheiro (2 - 6,7%), crédito rural (2 - 6,7%), ações (2 - 6,7%), PGBL E VGBL (1 - 3,3%), títulos de capitalização (1 - 3,3%), seguros (1 - 3,3%), Comissão de Valores Imobiliários - CVM (1 - 3,3%), consolidação bancária (1 - 3,3%), câmaras de compensação (1 - 3,3%) e crédito direito ao consumidor (1 - 3,3%).

Fonte: www.g1.com.br

Por Rubem Tadeu de Castro Alves@bol.com.br
rtcastroalves@bol.com.br
rtcastroalves@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Sua opinião é importante para nós. Obrigado por acessar nosso blog. Parabéns.