quarta-feira, 3 de junho de 2015

Helicóptero desaparecido em Atalaia do Norte no último dia 29 foi encontrado pela equipe de buscas, afirma Força Aérea Brasileira


Sargento do Exército Bruno confere as coordenadas pelo GPS com os brigadistas da Defesa Civil de Benjamin Constant na busca do helicóptero


ATALAIA DO NORTE - Na madrugada dessa terça-feira, 2, foi encontrado sem nenhum indício de sobreviventes, o helicóptero esquilo, prefixo PR-ADA, da Moreto Táxi Aéreo, que estava desaparecido desde o dia 29 de maio, no Município de Atalaia do Norte, a 1.138 km de Manaus, em linha reta. A aeronave transportava piloto e quatro passageiros, sendo uma delas grávida.
A Força Aérea Brasileira - FAB informou, por meio e nota, que o helicóptero foi avistado pela equipe de busca na noite de ontem, a aproximadamente 40 km a sudoeste do município de Tabatinga. Em função das condições meteorológicas daquele momento e das características da região, não foi possível confirmar se era o objeto da busca.
No entanto, na manhã desta quarta-feira, 3, um helicóptero H-60, Black Hawk da FAB desembarcou equipes de resgate no local, que confirmaram que se tratava dos destroços do PR-ADA, sem indícios de sobreviventes. Uma equipe do Sétimo Serviço Regional de Investigação é Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA VII) foi deslocada até lá para iniciar as investigações das causas do acidente.

ENTENDA O CASO


O helicóptero Esquilo PR-ADA sumiu no dia 29 de maio após fazer a remoção de emergência de uma grávida com hemorragia, Marcelina Cruz dos Santos Marubo, em uma comunidade no Alto rio Ituí. O helicóptero, pilotado por Alexandre Felix Souza, transportava também a acompanhante Marcelina da Silva de Souza, a enfermeira Luzia Fernandes Pereira e uma segunda paciente, Luciana Guedes do Carmo.
O piloto e a enfermeira eram funcionários do Distrito Sanitário Especial Indígena - Dsei/Atalaia do Norte (Vale do Javari), da Secretaria Especial de Saúde Indígena - Sesai, e saíram para o resgate das pacientes por volta das 15h do dia 29. A aeronave desapareceu exatamente ás 18h17min, conforme o site www.aerosmart.com.br, que fornece a rota da aeronave em operação.
Desde então, equipes de vários órgãos trabalhavam nas buscas aéreas e terrestres: Aeronáutica, Corpo de bombeiros, Exército - Comando de Fronteira do Solimões (8o Batalhão de Infantaria de Selva), Sesai, Funai, Polícia Militar, Fundação de vigilância e Saúde e a Defesa Civil de Atalaia do Norte e Benjamin Constant. Duas aeronaves e cerca de 80 homens vasculhavam a área atrás do helicóptero.

ENGANO

Na noite de sábado, 30, chegou a circular a informação de que o helicóptero teria sido localizado porque avistaram pessoas circulando na mata. Entretanto, tais pessoas não eram apenas homens do Corpo de Bombeiros, que também trabalhavam nas buscas e que, em função do cansaço e esgotamento resultantes das buscas, puseram-se a sinalizar com equipamentos de luzes. As informações foram ajustadas no dia seguinte.

Fonte: www.acritica.com.br

Por Rubem Tadeu - Presidente da AFAMA
rtcastroalves@bol.com.br
rtcastroalves@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Sua opinião é importante para nós. Obrigado por acessar nosso blog. Parabéns.