quarta-feira, 15 de julho de 2015

Feira de livros programada para mês de outubro terá literatura indígena entre as atrações de 2015 em Manaus




MANAUS - Mais de 15 autores em uma ampla programação cultural, que inclui música, teatro e, principalmente, literatura. É o que reserva a 28a Edição da Feira de Livros do Sesc Amazonas, em outubro, cujo foco também engloba uma maior atenção a autores indígenas.
"Yaguare Yamã e Eli Macuxi são os grandes convidados para esta edição. Acredito que a inclusão deles no Café Literário - uma das atrações da feira - é uma forma de reconhecer o trabalho que eles vêm desenvolvendo nos últimos tempos", diz o escritor Tenório Telles, responsável pela curadoria do evento. "É uma forma de prestigiar a luta diária deles enquanto autores que tentam divulgar sua etnia por meio da escrita", afirmou.
Segundo Telles, o tema escolhido foi "Histórias, Conversas e Rimas", uma homenagem à poeta manauara Violeta Branca. "Dando início à programação, teremos o autor Marcos Frederico Kruger ministrando a palestra Memória e Poesia em Violeta Branca, durante a abertura da feira", adiantou.
Na análise do curador, a feira, que foi criada com o intuito de dinamizar o cenário literário da cidade, deve fomentar o mercado editorial amazonense e proporcionar o intercâmbio de informações com escritores. E, entre os nomes confirmados para esta edição, estão Márcio Souza, Elson Farias, Thiago de Mello, Zemaria Pinto, Leyla Leong, Renan Freitas Pinto, Sérgio Freire, Ivânia Vieira e Wilson Nogueira, entre outros.
"Teremos também a presença da escritora marina Colasanti, vencedora do Prêmio Jabuti de Livro do Ano de Ficção de 2014, com a obra "Breve história de um pequeno amor" e dos jovens autores premiados pelo Prêmio Sesc Nacional de Literatura, Alexandre Marques Rodrigues e Débora Ferraz", comentou o curador.
De caráter gratuito, a Feira do Livro ainda terá expositores de livrarias tradicionais - como Paulinas, Valer, Nacional - e independentes, além de palestras e mesas temáticas, como a de ilustração de livro infanto-juvenil, com os artistas Júnior Lima, Romahs e Mário Adolfo, e oficinas ministradas para o público.
Nas oficinas teremos: Construindo o livro ilustrado, de Júnior Lima; Gêneros textuais e criação literária, de Márcio Souza; Contação de histórias na sala de aula, da professora Sueli Barros; A poesia na sala de aula, do professor José Almerindo da Rosa; e Contação de histórias indígenas, de Eli Macuxi, que são apenas algumas das oficinas já confirmadas", concluiu Telles, frisando que literatura, cinema, teatro jogos educativos, gibiteca, exposição e venda de livros, intervenções culturais, entre outras diversas atrações também marcarão a 28a edição da feira, marcada para o período de 8 a 12 de outubro, no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques, ao lado da Arena da Amazônia.

fonte: www.diariodoamazonas.com.br

Por Daniele Castro Alves
rtcastroalves@bol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Sua opinião é importante para nós. Obrigado por acessar nosso blog. Parabéns.