segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Manaus será sede da 8ª Edição da Olimpíada Iberoamericana de Matemática em 2016



MANAUS - A capital do Amazonas foi escolhida como sede da 8a Edição da Olimpíada Iberoamericana de Matemática. A decisão foi feita nesta segunda-feira, 9, em que o coordenador do evento, Professor Nelson Borges, esteve reunido com o Prefeito de Manaus e com a Secretária Municipal da Mulher, Assistente Social e Direitos Humanos da Prefeitura de Manaus.
Junto ao professor Borges, o prefeito destacou que a ideia é trabalhar para que a Olimpíada possa reunir número significativo de participantes. Ainda de acordo com ele, a iniciativa, que é realizada pela segunda vez no Brasil, vai trazer desta vez para Manaus os maiores nomes da matemática Iberoamericana.
"Os alunos do interior do nosso Estado e da nossa cidade só tem a ganhar com esse intercâmbio porque para cá virão representantes de todos os países Iberoamericanos. Vai ser um momento muito bonito para Manaus. Aqui teremos um evento de turismo cultural e intelectual", afirmou o prefeito.
Segundo o professor Borges, o evento terá a parceria da Universidade do Estado do Amazonas - UEA e está marcado para o segundo semestre de 2016. Acadêmicos dos cursos de Matemática de países como Colômbia, Equador, Peru, Costa Rica, México e Guatemala são esperados na competição.
O professor Borges disse ainda que o Brasil tem um retrospecto positivo na participação na Olimpíada e que um dos principais objetivos do evento, além do desenvolvimento na área tecnológica, é descobrir novos grandes matemáticos. Os melhores alunos ganham como prêmio bolsas para o Instituto de Matemática Pura e Aplicada, que é referência no estudo da Matemática no Brasil.
"Como essa Olimpíada nós queremos desenvolver o interesse para o estudo da Matemática. E agora queremos descobrir novos talentos aqui dentro do Amazonas", disse o professor.

Fonte: www.bol.com.br

Por Major PM Tadeu - Presidente da AFAMA
rtcastroalves@bol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Sua opinião é importante para nós. Obrigado por acessar nosso blog. Parabéns.