segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Inscrições para o Bolsa Universidade 2017 iniciam na próxima quinta-feira (3)


Show bolsa

Edital será publicado nesta terça-feira, 1 de novembro, no Diário Oficial do Município-DOM. Inscrições devem ser feitas pela internet e vão até o dia 15 de novembro. 11 instituições particulares participam do programa


MANAUS - O novo edital do Programa Bolsa Universidade vai ofertar para o próximo ano 13.031 vagas destinadas a estudantes de baixa renda em cursos de graduação em Instituições de Ensino Superior - IES privadas. O edital com as exigências e requisitos para a obtenção das bolsas de estudo, elaborado pela Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional - ESPI, será publicado na edição desta terça-feira, 1 de novembro, do DOM.
Segundo a prefeitura, entre os requisitos obrigatórios para que o candidato possa participar do certame estão o de ser brasileiro nato ou naturalizado, ser residente em Manaus, não possuir diploma de curso superior e não estar matriculado em universidade pública.
Por outro lado, o candidato já precisa estar regularmente matriculado ou, ao menos, estar apto a se matricular em uma das sete instituições participantes do programa.

RENDA

Os interessados também não podem possuir renda familiar per capta superior a R$ 1.182 (hum mil, cento e oitenta e dois reais) - o equivalente a um  salário mínimo e meio. A renda familiar mensal deve ser calculada levando em conta todo o conjunto de moradores que habitam em um mesmo domicílio, possuindo ou não grau de parentesco entre si.
"Eles devem ser incluídos no cálculo da renda desde que contribuam para o rendimento ou tenham suas despesas atendidas por aquele grupo", explica a coordenadora do PBU, Andreia Brasil.
A diretoria geral da ESPI, Luiza Bessa Rebelo, explica que a renda familiar será encontrada por meio da soma dos ganhos individuais dos habitantes de uma mesma residência, devidamente comprovados. "Consideram-se para o cálculo da renda, salários, proventos, pensões, pensões alimentícias, benefícios de previdência pública ou privada, comissões, pró-labore, rendimentos do trabalho não assalariado, rendimento do mercado informal ou autônomo, rendimentos recebidos do patrimônio e renda mensal vitalícia", afirma Luiza.
Outro requisito previsto em edital e item inerente é legislação do programa, ainda de acordo com a prefeitura, é o fato de que os candidatos às bolsas municipais não podem ser beneficiários de outros programas de graduação mantidos pelo Poder Público ou pela iniciativa privada.

INSCRIÇÕES

O período de inscrições do programa Bolsa Universidade 2017 da Prefeitura Municipal de Manaus inicia na próxima quinta-feira, 3 de novembro, a partir das 12h, e segue até o dia 15, às 23h59, exclusivamente pelo Portal do Candidato.
O resultado da primeira chamada do programa está previsto para o dia 18 de novembro. A fase do recurso inicia no dia 21 e encerra no dia seguinte. Já a entrega dos documentos dos estudantes selecionados acontece na sede da ESPI, entre os dias 23 e 25 de novembro, totalizando três dias de processo.
Participam do PBU 2017 o Centro Universitário do Norte - UniNorte, Universidade Nilton Lins - UniNiltonLins, Escola Superior Batista do Amazonas - ESBAM, Fundação Centro de Análise, Pesquisaa e Inovação Tecnológica - FUCAPI, Faculdade Metropolitana de Manaus - FAMETRO, Centro Universitário de Ensino Superior do Amazonas - CIESA, Faculdade La Salle - UniLaSalle, Faculdade do Amazonas - IAES, Ies Materdei, Faculdade Martha Falcão DeVry e a Faculdade Salesiana Dom Bosco - FSDB - unidades Centro e Zona Leste.
O PUB foi criado pela Lei n. 1.350, de 7 de julho de 2009, regulamentado pelo Decreto n. 0222/2009, e pela Lei n 1.357, de 8 de julho de 2009, regulamentada pelos Decretos n. 0223/2009 e n. 0731/2011. O programa teve suas diretrizes modificadas pela Lei n. 1.931, de 19 de novembro de 2014, regulamentada pelo Decreto n. 2.981, de 22 de dezembro de 2014.

Fonte: www.acritica.com.br

Por Rubem Tadeu - presidente da AFAMA
rtcastroalves@bol.com.br

5 comentários:

  1. Alunos do interior do estado podem participar das inscrições!?

    ResponderExcluir
  2. Sempre estudei em escola pública e concluo o ensino médio ainda neste ano , e gostaria muito de estar participando das inscrições e até mesmo ser selecionado , mas no entanto sou do município de Benjamin Constant , por via das dúvidas gostaria de me inscrever , poderia ou não ?

    ResponderExcluir
  3. Caro Anônimo, não tem problema de você ser da cidade de Benjamin Constant. Você poderá sim se inscrever no Programa Bolsa Universidade, desde que o endereço apresentado seja o próximo em que você estará morando para estudar em Manaus. Faça sua inscrição, não tenha medo. Imagino que você já está preparado para passar em vestibular de IES e vir morar em Manaus para ingressar no seu curso almejado. O mais importante será você comprovar que os ganhos de sua família não superem o teto estipulado. Desejo boa sorte no vestibular e na aquisição da bolsa. Sucesso!

    ResponderExcluir
  4. Aonde posso obter o site de inscrição?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acessa o link que estou te apresentando agora. Aqui você poderá fazer sua inscrição. http://portalespi.manaus.am.gov.br/bolsauniversidade/

      Excluir

Deixe seu comentário. Sua opinião é importante para nós. Obrigado por acessar nosso blog. Parabéns.